O curso de aperfeiçoamento

O CURS0

O Curso de Aperfeiçoamento Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS) tem a finalidade de provocar o debate e a reflexão, sobretudo, no que se refere aos processos de educação envolvendo sujeitos que vivenciam a pobreza ou a pobreza extrema. A provocação de tal debate está fundamentalmente associada aos desafios postos pela quase universalização da educação básica no Brasil nas últimas décadas. Esse esforço visa o cumprimento de um dever do Estado, portanto, um direito da população, garantido pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei nº 13.005/2014, de 25/06/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE).

Para que esse esforço apresente resultados, é necessário o conhecimento aprofundado do lugar social de origem de crianças, adolescentes e jovens, bem como da realidade das escolas públicas brasileiras. Considerando, desse modo, os desafios postos pela quase universalização da educação básica; pelos questionamentos referentes ao tensionamento das relações entre educação, pobreza e desigualdade social; pela necessária e urgente formação continuada de profissionais da educação; e visando fomentar o debate acadêmico sobre a temática, com vistas à transformação social de contextos empobrecidos, se propõe o Curso de Aperfeiçoamento EPDS.

Objetivos gerais

Formar, em nível de aperfeiçoamento, na temática da Educação, Pobreza e Desigualdade Social, profissionais da educação básica (gestores escolares, professores, coordenadores pedagógicos) e outros envolvidos com políticas sociais que estabelecem relações com a educação para a necessidade de romper com práticas escolares que reforçam a condição de pobreza e reproduzam as desigualdades sociais.

 

Objetivos específicos

Possibilitar a apropriação de conhecimentos científicos a respeito da pobreza e das desigualdades sociais em suas relações com questões étnicas, raciais, de gênero e de espaço.

Analisar a constituição dos direitos civis, políticos e sociais, caracterizados de modo amplo como direitos humanos.

Relacionar os conhecimentos sobre pobreza, desigualdades sociais e direitos humanos com as políticas educacionais e outras políticas sociais voltadas para a alteração do quadro de pobreza e pobreza extrema no Brasil.

Analisar o papel social da escola, seu currículo, suas práticas e as implicações em relação à manutenção ou à transformação da condição de pobreza de crianças, adolescentes e jovens que a frequentam.

Sensibilizar os profissionais da educação básica e outros envolvidos com políticas sociais, que estabelecem relações com a educação, para a necessidade de romper com práticas escolares que reforçam a condição de pobreza e reproduzem as desigualdades sociais.

Promover o reconhecimento das realidades locais no que se refere às condições de pobreza e pobreza extrema e sua relação com a educação.

Fomentar iniciativas voltadas para a alteração das condições de pobreza e pobreza extrema, especialmente a criação e o fortalecimento de redes com tal objetivo.

Propor e desenvolver um projeto de pesquisa sobre a temática Educação, Pobreza e Desigualdade Social.

METODOLOGIA

O Curso é organizado na modalidade a distância, organizado em torno de 3 módulos temáticos com duração de 180h, sendo 56h presenciais e 124h a distância. O Módulo Introdutório (40h) trata do tema: Pobreza, Desigualdades e Educação; o Módulo I Pobreza, Cidadania, Direitos Humanos e Educação (60h); Módulo II Pobreza, Escola e Currículo: espaços e tempos de reprodução e resistências da pobreza (60h); Orientação do Trabalho Final de Curso (20h).

 

Módulo Introdutório:  POBREZA, DESIGUALDADES E EDUCAÇÃO

Ementa: Pobreza, Desigualdades e Educação. A presença da pobreza e das desigualdades sociais nas escolas e as questões que isso traz para as políticas e práticas educacionais

Módulo I : POBREZA, CIDADANIA, DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO

Ementa: Cidadania, democracia e pobreza. Fenomenologia da pobreza no Brasil. Dinheiro, renda e autonomia. O Bolsa Família como programa assistencial e não assistencialista. Efeitos do Programa Bolsa Família sobre a subjetividade de seus participantes. Direito à vida como dimensão inegociável da existência. Direitos Humanos como frutos da luta pelo direito universal

à dignidade humana. Dimensões cumulativas e qualitativas dos Direitos Humanos: direitos de liberdade (civis e políticos), desigualdade (econômicos, sociais e culturais) e de solidariedade (direitos difusos). Reconhecimento da pobreza como violação aos Direitos Humanos. Educação em Direitos Humanos como prática social mediadora de novas emancipações políticas

Módulo II : POBREZA, ESCOLA E CURRÍCULO: ESPAÇOS E TEMPOS DE REPRODUÇÃO E RESISTÊNCIAS DA POBREZA.

Ementa: Infâncias, Adolescências, Juventudes em vivências de pobreza. A cultura escolar e a segregação das infâncias e juventudes pobres. A precarização dos espaços e tempos escolares, reprodução da pobreza e resistências a ela. Escola: relações corpo, gênero, etnia, raça, sexualidade e práticas culturais emancipatórias. A Escola e a organização dos seus tempos e espaços. Cultura, escola, pobreza: os saberes e experiências dos coletivos sociais. Currículo, organização escolar e diversidade.

ESTRUTURA CURRICULAR

Propõe-se um currículo que: a) contemple o desenvolvimento de reflexões (conteúdos) que partam dos saberes dos(as) envolvidos(as); b) provoque, metodologicamente, estratégias pedagógicas para que sejam informados os saberes que se deseja ampliar; c) proporcione mediações teóricas (com o material pedagógico-didático e com as docências); e d) afete os(as) cursistas a ponto de ocasionar modificações das práticas político-pedagógicas no contexto educacional.

 

O Curso é organizado na modalidade a distância, em torno de 3 módulos temáticos com duração de 180h. O Módulo Introdutório (40h) trata do tema: Pobreza, Desigualdades e Educação; o Módulo I Pobreza, Cidadania, Direitos Humanos e Educação (60h); Módulo II Pobreza, Escola e Currículo: espaços e tempos de reprodução e resistências da pobreza (60h). Orientação do Trabalho Final de Curso (20h).

FORMA DE AVALIAÇÃO DO ALUNO DO CURSO

A avaliação constará da elaboração de um Trabalho Final de Curso (TFC), com duração de 20 horas, que será apresentado em evento final presencial, sob a forma de Seminário com GTs organizados a partir das temáticas dos trabalhos.

CRONOGRAMA PROPOSTO

AULA INAUGURAL - 01/09/2018;

Módulo Introdutório 40h, de 03/09/2018 a 18/10/2018;

Módulo I - 60h, de 19/10/2018 A 20/12/2018;

RECESSO NATALINO FÉRIAS DE JANEIRO, 21/12/2018 a 25/01/2019;

Módulo II - 60h, 26/01/2019 a 15/03/2019;

ORIENTAÇÃO TRABALHO FINAL - 16/03/2019 a 29/03/2019.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS FINAIS DE CURSO - 30/03/2019.

CARACTERIZAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO (QUEM PODE FAZER)

Profissionais da educação básica (gestores escolares, professores, coordenadores pedagógicos) e outros envolvidos com políticas sociais que estabelecem relações com a educação de crianças e adolescentes que vivem em circunstâncias de pobreza ou extrema pobreza. O curso será restrito a profissionais que atuam no Estado do Espírito Santo.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910