Estrutura do Curso
O Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (360h) está organizado em torno de cinco módulos temáticos, os quais contemplam atividades de reflexão e prática; uma Atividade de Estudo e Pesquisa, desenvolvida ao longo de quatro módulos, denominada Reflexão-ação; e elaboração de um memorial ao final de cada um dos módulos, os quais são apresentados a seguir.
a) Módulo Introdutório – Pobreza, Desigualdades e Educação
Autoria: Prof. Dr. Miguel Gonzalez Arroyo (UFMG).
Carga Horária: 40 horas.
Ementa: Educação, pobreza e desigualdades sociais. A presença da pobreza e das desigualdades sociais nas escolas e as questões que isso traz para as políticas e práticas educacionais.
b) Módulo I – Pobreza e Cidadania
Autoria: Prof.ª Dr.ª Walquíria Leão Rego (Unicamp) e Prof. Dr. Alessandro Pinzani (UFSC).
Carga Horária: 75 horas.
Ementa: Cidadania, democracia e pobreza. Fenomenologia da pobreza no Brasil. Dinheiro, renda e autonomia. O Bolsa Família como programa assistencial e não assistencialista. Efeitos do PBF sobre a subjetividade de seus participantes.
c) Módulo II – Pobreza, Direitos Humanos, Justia e Educação
Autoria: Prof. Dr. Erasto Fortes Mendonça (UnB/CNE).
Carga Horária: 75 horas.
Ementa: Direito à vida como dimensão inegociável da existência. Direitos Humanos como frutos da luta pelo direito universal à dignidade humana. Dimensões cumulativas e qualitativas dos Direitos Humanos: direitos de liberdade (civis e políticos), de igualdade (econômicos, sociais e culturais) e de solidariedade (direitos difusos). Universalidade, indivisibilidade e interdependência dos Direitos Humanos. Reconhecimento da pobreza como violação aos Direitos Humanos. Produção da Educação em Direitos Humanos pelos sujeitos coletivos como prática social mediadora de novas emancipações políticas.
d) Módulo III – Escola: espaços e tempos de reprodução e resistências da pobreza
Autoria: Profa. Dra. Lúcia Helena Alvarez Leite (UFMG).
Carga Horária: 75 horas.
Ementa: Infâncias, Adolescências, Juventudes em vivências de pobreza.
A cultura escolar e a segregação das infâncias e juventudes pobres. A precarização dos espaços e tempos escolares, reprodução da pobreza e resistências a ela. Escola: relações corpo, gênero, etnia, raça, sexualidade e práticas culturais emancipatórias.
e) Módulo IV – Pobreza e Currículo: uma complexa articulação
Autoria: Prof. Dr. Miguel Gonzalez Arroyo (UFMG).
Carga Horária: 75 horas.
Ementa: A Escola e a organização dos seus tempos e espaços. Territorialidades e pertencimento sociocultural. Cultura, escola, pobreza: os saberes e experiências dos coletivos sociais. Currículo, organização escolar e diversidade. Conhecimento, ciência e pobreza.
Atividades desenvolvidas ao longo do Curso
O Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social será organizado em torno de cinco módulos e de atividades de reflexão e prática, conforme já mencionados.
Atividade Reflexão-ação
O objetivo dessa atividade é propiciar ao(à) cursista a reflexão sobre a realidade que envolve a pobreza e a desigualdade social e sobre as possibilidades postas pela educação para que essa realidade seja transformada, assim como um envolvimento do(a) cursista com a realidade de crianças-adolescentes-jovens que vivem na condição de pobreza.

Em cada módulo, serão desenvolvidas atividades que propiciem um reconhecimento de algum aspecto da realidade relacionado à temática do Curso. Cada módulo do Curso é composto por 75 horas, sendo 15 dedicadas a essa reflexão. Essa atividade será desenvolvida numa sequência reflexiva para que, ao final, o material produzido pela reflexão-ação proposta possa subsidiar a escrita da Monografia.
Memorial
Essa atividade trata de um texto que o(a) cursista elaborará, ao final de cada módulo, a partir das reflexões estabelecidas e das atividades realizadas, com suas impressões sobre a experiência vivenciada no processo formativo. É uma espécie de “diário” no qual o(a) cursista
poderá registrar seus sentimentos, reflexões estabelecidas, histórias vividas, descobertas, avanços e inquietações ao longo do caminho.